quarta-feira, 31 de agosto de 2011

XXIII Salão de Artes de Camocim


A Secretaria de Cultura informa que estão abertas até o dia 16 de setembro as inscrições para o XXIII Salão de Artes de Camocim, nas categorias de pintura, desenho, escultura e poesia. Os interessados deverão procurara a SECULT na Rua Alcindo Rocha nº 335 – Centro.

O prazo para entrega dos trabalhos inscritos será de 19 a 23 de setembro. As obras serão expostas para o público no Salão de Artes que acontecerá de 23 a 30 de setembro no NAEC - Núcleo de Artes Educação e Cultura.

“Camocim Um Grande Patrimônio”, este é o tema do Salão de Artes que, neste ano trará além das pinturas, durante as noites de exposição, musicas, danças e tantas outras expressões de artes existentes em nossa terra”, ressaltou a Secretária de Cultura Vanda Coelho.


Acesse o Edital AQUI



terça-feira, 30 de agosto de 2011

Afinal, o que é cultura?

Para o senso comum, cultura possui um sentido de erudição, uma instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, principalmente o estudo. Quantas vezes já ouvimos os jargões “O povo não tem cultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”, etc.? De fato, esta é uma concepção arbitrária e equivocada a respeito do que realmente significa o termo “cultura”.

Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Onde ficam seus costumes, tradições, sua língua?

O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.

Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for. Também podemos dizer que considerar uma determinada cultura (a cultura ocidental, por exemplo) como um modelo a ser seguido por todos é uma visão extremamente etnocêntrica.
Escrito por: Tiago Dantas