sexta-feira, 9 de setembro de 2011

"Somos movidos pela vontade de fazer cultura"

Aconteceu nesse último 7 de setembro o primeiro evento oficial do Grupo FLOR DE CHITA.

O encontro teve como foco a divulgação da Associação Cultural FLOR DE CHITA que visa juntamente com os jovens camocinenses fazer cultura em nossa cidade.

A proposta cultural foi demonstrada e aplaudida pelos participantes do encontro.

Para quem duvidava da iniciativa, o encontro foi de grande proveito para ambas as partes, tanto para os diretores que planejaram com carinho esse evento quanto para os participantes que acabaram recebendo brindes e sorteios de produtos culturais desenvolvidos pelo grupo.

Para acessar as fotos desse encontro clique AQUI.

Para acessar o slide de apresentação e ver o resumo do que será o grupo FLOR DE CHITA clique AQUI.

Em breve estaremos divulgando em detalhes a festa de lançamento do grupo que acontecerá em outubro.


terça-feira, 6 de setembro de 2011

1ª Reunião FLOR DE CHITA

Grupo FLOR DE CHITA informa aos seus admiradores, seguidores, apoiadores e afins que neste dia 7 de setembro às 17:0h no NAEC dar-se-á a 1ª reunião com todos os interessados para divulgação do novo grupo folclórico.

A iniciativa tem o propósito de associar os jovens Camocinenses a um grupo voltado para o ZELO e DESENVOLVIMENTO da CULTURA na comunidade.

O projeto cultural conta com oficinas de Teatro, Dança, Artesanato e o principal objetivo que é a formação da QUADRILHA JUNINA. Enquanto os trabalhos juninos de 2012 não chegam a idéia é manter os jovens em plena participação cultural para que os mesmos não se entreguem as drogas, vícios e tudo de ruim que assola nossa sociedade.

O grupo nasceu com o objetivo de desenvolver nesses jovens o gosto pela cultura e ajudá-los em sua formação de vida com uma bagagem a mais no seu interior. Acreditamos que se o Estado(aqui governo Federal) não faz sua parte, não adianta ficarmos de braços cruzados, temos que agir.

Associação Cultural FLOR DE CHITA.
“Somos movidos pela vontade de fazer cultura”

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Dica do Blog para o XXIII Salão de Artes


Cultura e Arte





Ao falar de cultura, é possível fazer um corte no sentido amplo do termo e referir-se apenas a alguns aspectos da produção humana, ligados às diferentes práticas rtísticas: pintura, dança, música, teatro, literatura, cinema, vídeo, escultura, entre outras. Uma obra de arte, por exemplo, nos traz um novo conhecimento de mundo. Esse conhecimento não é lógico e racional, mas intuitivo, concreto e imediato, na medida em que nos faz compreender um sentimento de mundo.

A obra de arte, para ter esse efeito sobre nós, apresenta um modo novo de ver a realidade, porque ela não se refere necessariamente ao que de fato existe. A arte não representa o mundo como ele é, mas como poderia ser. Para isso, ela inova em termos de materiais – por exemplo, uma escultura hoje pode ser construída a partir da luz e não de materiais tradicionais como a madeira, a pedra ou o metal; ou uma obra "desenhada" com cortes sobre a tela, em vez da tinta. Inova em temas, inova em estilos e linguagens, cria novos códigos para ser fiel à sua função de evocar um sentimento de mundo. 

A arte não tem a obrigação de explicar nada, não é um discurso lógico e, nesse sentido, não explica nada por conceitos. Ela nos faz sentir, por meio de uma obra concreta, uma possibilidade do mundo entrevista pelo artista. Ela nos traz a compreensão de certos aspectos do mundo. 


Fonte: A importância da arte na cultura. Disponível em:

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

IV Folgança - Apoio: Secretaria de Cultura do Ceará


A partir de 22 de agosto, data em que se comemora o Dia Mundial do Folclore, a cidade de Fortaleza se transformará em palco de diversas manifestações da cultura tradicional. Na ocasião, terá inicio a 4ª edição do Folgança: Encontro de Grupos da Cultura Tradicional Popular, promovido pelo grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). As atividades acontecerão no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e em dois bairros da periferia da capital cearense.
As apresentações se estendem até o dia 31 de agosto. A 4ª edição do Folgança tem como objetivo valorizar a diversidade de expressões artísticas e enaltecer as características histórico-culturais cearenses, proporcionando um maior conhecimento das peculiaridades culturais do estado.
O evento reúne grupos tradicionais, mestres da cultura tradicional, grupos folclóricos, pesquisadores, professores e estudantes. São realizadas oficinas de danças tradicionais, seminários, debates e apresentações culturais de vários grupos, numa espécie de festival itinerante.
  • A abertura oficial da Semana do Folclore: dia 22, no Centro de Cidadania César Cals, localizado na Rua Cel. Matos Dourado, 1499, Pici, às 18h e contará com entregas de placas aos homenageados e apresentações artísticas.
  • O Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar reserva para os dias 25 e 26 de agosto a realização do Seminário Folclore – Educação e Turismo. Oficinas de danças tradicionais populares e apresentações artísticas ocorrerão nos dias 27 e 28.
  • O encerramento da Semana do Folclore, com barracas de artesanato, comidas típicas e apresentações de grupos folclóricos e artísticos  está marcada para o dia 31, a partir das 18h, na Praça do Bairro João XXIII, em Fortaleza.

(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fotos: Divulgação/Secult-CE)