segunda-feira, 7 de maio de 2012


SONHAR E REALIZAR




As Quadrilhas Juninas constituem uma das manifestações culturais mais representativas do São João de Camocim . Elas ocupam os diferentes espaços da festa, transformando o cotidiano da cidade com a singularidade de espetáculos artísticos que dizem de nós, o que somos e fomos, reafirmando as nossas riquezas e diversidade cultural.
 
Nos Arraiais da Memória: as quadrilhas juninas escrevem diferentes histórias é um trabalho que documenta o nosso reconhecimento, a valorização e a perpetuidade de uma expressão cultural, que particulariza as festividades juninas e a história da nossa cidade.
 
Essa publicação dialoga com o que acreditamos ser importante para o registro da memória de um bem cultural. É um trabalho que apresenta um diferencial: o ineditismo da escrita da história do Festival de Quadrilha de Camocim promovido pela Prefeitura de Camocim, juntamente com a trajetória das quadrilhas juninas. Aqui, são contadas peculiaridades dos grupos,costumes em comum, além do reconhecimento de numerosos talentos que se revelam e se superam a cada São João.
 
Que essa pesquisa se multiplique nos encontros dos quadrilheiros pelos arraiais da cidade, que tome novo fôlego nas conversas dos moradores das comunidades de origem dos grupos; que estimule a concretização dos sonhos e a formação de novas quadrilhas, na esperança de que novas histórias sejam escritas e venham novas quadrilhas como a Flor de Chita dentre outras  venham somar com a cultura local e mostrar lá fora que os Camocinenses sabem sonhar e realizar, obrigado pelo apoio firmado dos nossos PATROCINADORES, que acreditaram no trabalho de cada membro da comissão em fazer acontecer o surgimento de uma nova quadrilha.

Fabiana Sousa
Relações Públicas do Grupo Folclórico Flor de Chita.

Nenhum comentário: