segunda-feira, 21 de maio de 2012

ESTÁ CHEGANDO O GRANDE DIA.
Chegue cedo e garanta seu espaço no  
MELHOR FORRÓ PÉ DE SERRA Será o 1º Chitão do Lago Seco Club e Hotel 2012!
VENHAM TODOS OS QUADRILHEIROS COMEÇAR O AQUECIMENTO DO MAIOR SÃO JOÃO DA REGIÃO...ESPERAMOS POR VOCÊ. 


A Quadrilha Flor de Chita vem apresentar a SORTEADA DA CESTA DE CHOCOLATE .






 A mais nova sortuda Ebaaaa!!! ... O Nome dela é: Luana Castro e a vendedora é a Jessica. Parabéns garota e continue acreditando na sorte...Atenção gente! participem da Rifa de um Kit de eletrodomésticos comprem o seu pontinho com os dançarinos da Quadrilha Flor de Chita. 




segunda-feira, 7 de maio de 2012


SONHAR E REALIZAR




As Quadrilhas Juninas constituem uma das manifestações culturais mais representativas do São João de Camocim . Elas ocupam os diferentes espaços da festa, transformando o cotidiano da cidade com a singularidade de espetáculos artísticos que dizem de nós, o que somos e fomos, reafirmando as nossas riquezas e diversidade cultural.
 
Nos Arraiais da Memória: as quadrilhas juninas escrevem diferentes histórias é um trabalho que documenta o nosso reconhecimento, a valorização e a perpetuidade de uma expressão cultural, que particulariza as festividades juninas e a história da nossa cidade.
 
Essa publicação dialoga com o que acreditamos ser importante para o registro da memória de um bem cultural. É um trabalho que apresenta um diferencial: o ineditismo da escrita da história do Festival de Quadrilha de Camocim promovido pela Prefeitura de Camocim, juntamente com a trajetória das quadrilhas juninas. Aqui, são contadas peculiaridades dos grupos,costumes em comum, além do reconhecimento de numerosos talentos que se revelam e se superam a cada São João.
 
Que essa pesquisa se multiplique nos encontros dos quadrilheiros pelos arraiais da cidade, que tome novo fôlego nas conversas dos moradores das comunidades de origem dos grupos; que estimule a concretização dos sonhos e a formação de novas quadrilhas, na esperança de que novas histórias sejam escritas e venham novas quadrilhas como a Flor de Chita dentre outras  venham somar com a cultura local e mostrar lá fora que os Camocinenses sabem sonhar e realizar, obrigado pelo apoio firmado dos nossos PATROCINADORES, que acreditaram no trabalho de cada membro da comissão em fazer acontecer o surgimento de uma nova quadrilha.

Fabiana Sousa
Relações Públicas do Grupo Folclórico Flor de Chita.


São João Antigo







Já faz algum tempo, estamos sendo bombardeados por uma infinidade de músicas, se é que podemos assim chamá-las, que a cada ano surgem neste período que antecede as festividades juninas. Na sua quase totalidade, são músicas apelativas, com letras insinuantes e de duplo sentido, totalmente descompromissadas com o verdadeiro espírito da festa de São João. São músicas que em nada retratam os costumes ou a cultura do nosso povo, mas tão -somente visam à lucratividade. Ao que me parece, um objetivo já alcançado, haja vista o crescente número de cantores e adeptos deste gênero. Por serem músicas passageiras, de breve duração, podemos até classificá--las como mais um artigo de consumo para uma determinada faixa da população. Como não apresentam qualquer sustentação poética, estas músicas não conseguem resistir à ação demolidora do tempo, residindo neste fato a grande diferença entre estas e aquelas músicas mais antigas.
Dificilmente encontramos hoje músicas que cantem o São João na sua forma mais autêntica, como ainda é festejado no interior. O São João de quadrilhas e brincadeiras ao redor da fogueira, com balões e foguetões, onde as pessoas fazem pedidos a São João e se divertem com as adivinhações. O São João de fartura, com milho verde, canjica, pé-de--moleque, licor e aluá.



As marchinhas, os forrós baiões com motivação junina são hoje raríssimas exceções. Os atuais cantores da música nordestina parecem desinteressados na preservação deste estilo ou encontram-se já corrompidos pela lucratividade que o pornoforró lhes proporciona.
Você concorda?
Qual a sua opinião?








sexta-feira, 4 de maio de 2012

Eu sou a emoção que você expressa nos olhos ao me ver!
Eu sou a saudade de um momento perfeito!
Eu sou seu coração batendo na porta de uma conquista!
Eu sou seu sangue correndo nas veias!
Eu sou o suor do teu rosto!
Eu sou o orgulho de pintar o rosto!
Eu sou a força de uma dança!
Eu sou a garra de uma coreografia!
Eu sou a harmonia de um conjunto!
Eu sou simplismente você...Que tem orgulho de ser QUADRILHEIRO, que sabe qual é o prazer de colocar o pé em um ARRAIAL!!!
Que passa um ano trabalhando, apenas pra ser feliz em minutos...
E QUE A MAIOR DOR É A DE PARAR!
MENSAGEM ESPECIAL